ESTAÇÕES DIFERENTES

"The most important things are the hardest things to say. They are the things you get ashamed of, because words diminish them - words shrink things that seemed limitless when they were in your head to no more than living size when they're brought out. But it's more than that, isn't it? The most important things lie too close to wherever your secret heart is buried, like landmarks to a treasure your enemies would love to steal away. And you may make revelations that cost you dearly only to have people look at you in a funny way, not understanding what you've said at all, or why you thought it was so important that you almost cried while you were saying it. That's the worst, I think. When the secret stays locked within not for want of a teller, but for want of an understanding ear."

Stephen King - "Different Seasons"


Partilhar informação @ estacoesdiferentes@gmail.com

quarta-feira, setembro 17, 2003

Recordo uma pequena entrada de texto de João Pereira Coutinho numa revista do mais alta gabarito ( MAXMEN ) onde dizia com completa convicção que andava pela rua e achava as pessoas grotescas, insuportavelmente distantes do que este senhor achava normal e aceitável. "As pessoas são inacreditavelmente grotescas", dizia.
Poderia dizer que aquilo que me ocorre dizer agora seria motivado por desejo de ser do contra, mas não é essa a ideia. Acho esta afirmação do citado autor uma opinião arrogante e inconsequente, mas não é o desejo de contrariar que motiva as palavras.
A verdade é que apesar de todas as dificuldades e fragilidades do vizinho do lado que caminha na rua, que somos todos uns para os outros, note-se, dou comigo a sentir-me bem quando vejo sorrisos expontâneos, pequenos gestos de amabilidade, uma paragem de autocarro inteira envolvida em conversa bem disposta a propósito de um pequeno evento invulgar ou engraçado, os sorrisos generosos das mulheres e a forma como a sua beleza faísca de forma quase dolorosa perante os dias mais luminosos e quentes.
Recordo uma imagem do Quino, num dos seus magníficos livros de cartoons, onde a premissa da piada era precisamente a contestação para uma boa disposição sem razão aparente. Em termos práticos, mas que razões tens tu para estar bem disposto?
Se calhar nenhuma.
E essa é a melhor de todas.

Abraços


Sem comentários: